
Volta e meia alguém me manda uma mensagem perguntando se é verdade que determinado medicamento funciona como profilático ou como tratamento para COVID-19. A Ivermectina é uma das que mais aparece, e não é por acaso! Ela tem sido usada contra muitas doenças tropicais de maneira segura e parece que a cada ano se descobre uma nova propriedade ou uso para essa droga. E nessa pandemia terrível, todo mundo está maluco atrás de algum tratamento, algum remédio para pelo menos evitar as formas graves.
É o caso da ivermectina. Em Junho de 2020, um cientista chamado Leon Caly publicou um artigo defendendo o uso dessa droga no combate ao novo coronavirus. Os resultados da pesquisa dele pareciam promissores! Com experiências in vitro, ou seja, só em ensaios de laboratório, ele descobriu que a ivermectina era capaz de interromper a replicação viral. A ivermectina vem de um fungo (Streptomyces avermitilis) é usada principalmente como um anti-parasítico, mas também tem uma ação ampla contra vários vírus e é muito barata. Ele já foi testado contra o zikavirus (lembra dele?) e parece que possui propriedades até anti-câncerígenas.

Muitos pesquisadores ficaram animados com os resultados. Khan Sharum escreveu um longo artigo formulando hipóteses para os mecanismos biomoleculares de como a ivermectina agiria contra o coronavirus. Mas outros cientistas, como Carlos Chaccour, ainda estão bastante céticos. Acontece que a dose necessária para que a ivermectina exerça alguma função contra o vírus é quase 100x maior do que a dose que chega no nosso sangue, ou seja, precisaríamos tomar 100 comprimidos para atingir a dose teoricamente necessária para combater o coronavirus. Antes que alguém tenha a grande ideia de sair tomando baldes de Ivermectina, essa é uma dose tóxica para o nosso corpo, ok?
Resumindo, a ivermectina não funciona contra o coronavirus, infelizmente. Só existem alguns trabalhos mostrando testes em plaquinhas de vidro com doses irreais e ninguém se animou a publicar um trabalho sério testando essa droga. Se surgirem novidades nesse sentido eu faço questão de reescrever tudo isso!