
Desde que a pandemia começou a rotina de muita gente mudou, e sair de casa se tornou sinônimo de um ritual tanto para sair como para entrar em casa. Aqui em casa se tornou obrigatório tirar a roupa inteira ao sair, limpar todas as compras e um medo frenético de comprar comida de fora ou mesmo do correio. Ah, falando em correio, alguns conspiradores de plantão juram que os chineses espirram ou tossem em produtos importados para espalhar o vírus ao redor do mundo. Mas isso é mesmo possível? Minhas roupas podem trazer o vírus para casa? Como eu limpo as cartas e contas?
Esse foi o tema de vários artigos científicos, e selecionei um para discutir esse assunto. Você pode ler o artigo gratuitamente neste link. A professora Annaleise Howard‐Jones do Children's Hospital at Westmead, Sidney, se debruçou sobre essa questão porque muitos trabalhadores de saúde estavam especialmente preocupados em levar a doença de volta pra casa após um plantão num hospital que lida com pacientes de COVID-19.
Howard-Jones responde citando alguns artigos que fizeram um levantamento do tempo que o vírus é encontrado em diferentes superfícies.
Em roupas ou tecidos o vírus se degrada rapidamente, chegando a 1% em 30 minutos e desaparecendo no final do dia.
Não se preocupe com o correio ou com a comida por delivery, já que ele fica indetectável após apenas 3 horas em papéis, ou seja, ele se degrada muito rapidamente.
Em papelão ele cai pela metade em três horas e meia.
Em madeira demora 2 dias para sumir.
Superfícies lisas seguram o vírus por mais tempo. Plástico e Vidro preservam o vírus por 2 dias e Aço e outras superfícies metálicas por 4 dias.
A boa notícia é que o vírus morre rapidamente com água e sabão ou um pouco de álcool, que destroem a capa gordurosa com que ele se protege.