
Administrar corticóide para amadurecer o pulmão dos bebês com alto risco de nascer prematuramente já salvou muitas vidas, mas ninguém nunca foi atrás pra saber os efeitos que essa prática na vida dessas crianças. Até agora.
Dois estudos muito grandes e muito parecidos foram publicados recentemente, um finlandês, que acompanhou o impressionante número de 674.877 crianças, e outro canadense, que também alcançou estonteantes 529.205 casos. Eles se debruçaram justamente sobre essa questão. Vale notar que no período considerado pelos estudos a recomendação nacional desses países é que os corticóide fosse administrado antes de completar 34 semanas de gestação.
O resultado avassalador é que o uso de corticóide está relacionado a uma incidência cumulativa aumentada de transtornos mentais e comportamentais em crianças pequenas (elas foram acompanhadas até os 6 anos de idade). Mas calma que não é todo mundo que é afetado.
- crianças que receberam o corticóide mas nasceram DEPOIS das 37 semanas foram as mais afetadas, mesmo ajustando os riscos para outros fatores.
- crianças que receberam o corticóide mas nasceram ANTES das 37 semanas não tiveram diferença e parecem não apresentar os mesmos problemas.
Por isso devemos evitar dar corticóide para qualquer bebê e principalmente, depois das 34 semanas.
🙁😮eta... já vou marcar meu pra parto essa semana então... indo pra 38 e tomei Corticoide.....