
Essa história de coronavirus e COVID-19 deixou todo mundo meio maluco. Soma-se a essa bagunça toda informações conflitantes, declarações polêmicas, política e ideologia. O governo está mentindo? É uma conspiração de alguma ala ideológica mundial? A "grande mídia" ou "grande imprensa" está escondendo ou manipulando os fatos?
Sinceramente, não me preocupo muito com o noticiário diário, nem com política e nem com o que pensa esse ou aquele político. Me interessa a ciência, a verdadeira discussão de ideias e experimentos, a opinião bem embasada em dados confiáveis e reprodutíveis. Eu sei que existem artigos pra tudo quanto é opinião, e que eles "provam" tudo, mas analisar esses dados é uma arte, e separar o joio do trigo se faz necessário. E não fiquem aflitos, é justamente esse embate de artigos que faz o nosso conhecimento prosperar, e quando algum assunto é muito polêmico, é melhor aguardar mais e mais estudos até que a verdade venha à tona.
Quarentena funciona?
Muita gente, mas muita gente mesmo, está literalmente sofrendo de ficar em casa. Não são férias, não é um feriado agradável. Está mais para uma prisão domiciliar, um sacrifício recomendado pelas autoridades para diminuir as infecções por coronavirus. O problema é que ele não pára de subir! Daí muita gente começou a se perguntar exatamente isso: quarentena funciona mesmo?
Esse foi o tema de um estudo publicado recentemente no Journal of the American Medical Association (JAMA) - uma das principais publicações médicas do mundo - tentando responder exatamente esta pergunta. Para quem quiser dar uma olhada, segue o artigo original:
Eles começaram usando uma metodologia diferente da maioria dos estudos que acompanham a COVID-19. Ao invés de considerar o número de infectados ou o número de mortos - que são motivo de muita polêmica aliás - eles resolveram que a melhor abordagem seria considerar o número de internações em uma determinada área, independentemente da causa da internação, e comparar com períodos anteriores para saber se ela aumentou ou diminuiu. Essa nova abordagem faz todo o sentido! O principal argumento a favor da quarentena não é exatamente desafogar o sistema hospitalar de uma região? Pois nada mais óbvio do que controlar a eficácia de uma medida no combate ao novo coronavirus do que controlar o número de hospitalizações! O número de mortos e infectados ajudam em outros campos, mas não em provar ou não se a quarentena funciona. Fatores como número de testes, características da população, concentração populacional etc influenciam no número de infectados e mortos, mas o número de hospitalizações é um parâmetro que podemos comparar com outros períodos semelhantes da mesma região, tirando essas variáveis da jogada.
Achados do estudo
A ideia dos pesquisadores era saber se a quarentena influenciou a taxa de hospitalizações e, caso positivo, quanto tempo depois da ordem de quarentena ela começou a surtir o efeito desejado. Para isso eles estudaram 4 estados americanos (Colorado, Minnesota, Ohio e Virginia) de Março a Abril desse ano. Os achados são incríveis.

A quarentena não só diminuiu muito a taxa de hospitalizações como também fez efeito rapidamente, diminuindo a curva de crescimento das infecções. A resposta foi tão rápida que em Minnesota, 5 dias depois da ordem de ficar em casa, o número de hospitalizações era de 361, contra os 988 projetados. Uma diferença de 627 pessoas. Isso, meus queridos, não são apenas números, mas são vidas salvas. São pessoas com nome, histórias e famílias queridas.
Quarentena funciona sim!
Eu sei que é chato ficar preso em casa com a ansiedade a mil e sem perspectivas concretas para o curto prazo. Eu sei que nossos planos mudaram radicalmente e essa nova realidade vai exigir de todos nós um esforço tremendo para nos reinventarmos. Mas tentar voltar ao que era antes não passa de um saudosismo perigoso, é um passado que não existe mais.
Aguentem firmes, essa história vai acabar. Sempre que você estiver com vontade de desistir de tudo e chutar o balde, olhe esses gráficos de novo, pense em quantas pessoas estamos salvando ao ficar em casa. Não fiquem bravos com os seus vizinhos e conhecidos que não estão fazendo a quarentena corretamente, ao invés disso tente ajudá-los a entender a importância de ficar em casa e a resolver qualquer situação que possa motivá-los a ter que sair.