
Antes de tudo, vamos definir o que eu considero exercício físico? Pra começar, não é ir ao supermercado nem passear com o cachorro. Não é subir as escadas nem fazer faxina. Exercício físico são movimentos planejados, estruturados e repetitivos com o objetivo de melhorar algum aspecto físico e são muito importantes para se levar um estilo de vida saudável.
Exercício físico são movimentos planejados, estruturados e repetitivos com o objetivo de melhorar algum aspecto físico e são muito importantes para se levar um estilo de vida saudável.
Portanto, são importantes para uma gestação e um puerpério saudável e devem continuar a serem praticados nesses períodos. Mas quais exercícios as grávidas podem fazer? E depois do parto? O exercício ajuda no parto normal? Quanto de exercício é recomendado?
Vou tentar responder todas essas questões, mas se você não encontrou a resposta que você precisa, me escreva um e-mail (dr.karl.richard@outlook.com). Vou ficar muito feliz em te responder.
Algumas curiosidades:
O sedentarismo é o quarto fator mais comum que leva à morte precoce.
Durante a gestação, o sedentarismo e o ganho de peso excessivo são reconhecidos como fatores de risco independentes para complicações maternas durante a gestação e Diabetes Gestacional.
Para as pacientes com gestações não complicadas, a atividade física não está relacionado ao aborto, bebês magrinhos (restrição de crescimento fetal), maior chance de lesão muscular ou parto prematuro.
Exercícios seguros e benéficos na gestação
Caminhada
Bicicleta estacionária (aquela da academia)
Exercícios aeróbicos
Dança
Exercícios de resistência (usando elásticos e pesos)
Alongamento
Hidroginástica
Benefícios do exercício durante a gestação
Melhora a dor lombar
A gestação transforma a mulher não só em mãe, mas também muda a fisiologia e a anatomia dela. Algumas dessas mudanças é o ganho progressivo de peso e a mudança no centro de gravidade (jogar a barriga pra frente e as costas pra trás), o que leva inevitavelmente à famosa dor nas costas e uma sobrecarga nas articulações.
Fortalecer os músculos abdominais e lombares ajuda a prevenir essa dor nas costas e minimizar o risco de alguma lesão articular.
Diminui a resistência arterial
O volume de sangue, a frequência cardíaca e o trabalho do coração são coisas que aumentam durante a gestação e são mudanças fisiológicas normais da gravidez. A resistência arterial sistêmica diminui. Essas mudanças são adaptações do corpo para permitir a reserva sanguínea necessária para a mãe e o bebê em desenvolvimento durante o repouso e o exercício físico.
Aumenta a chance de ter um parto normal
Além de diminuir a incidência das doenças maternas que podem levar a um parto cesariano, fortalece a musculatura abdominal e do períneo, diminuindo as chances de laceração.
Diminui a incidência de complicações da gestação
Ganho de peso materno excessivo.
Diabetes Gestacional
Risco de pré-eclampsia e doença hipertensiva específica da gestação
Parto prematuro
Parto por cesárea
Baixo peso ao nascer.
Como o bebê reage aos exercícios?
Calma, não quer dizer que o bebê já vai nascer crossfiteiro.
A maioria dos artigos científicos a respeito estudaram como fica a frequência cardíaca do bebê e acompanharam o peso dele ao longo da gestação. A frequência cardíaca do bebê sobe bem pouquinho durante e logo após os exercícios, e ele pode nascer um pouco mais magro do que os bebês das mães que não praticam exercícios físicos, embora diminua o risco de restrição de crescimento.
Um dos estudos descobriu que tanto a mãe como o bebê suportam muito bem cerca de 30 minutos de exercício extenuante, mas não vai exagerar! Ainda não sabemos como bebês de mães atletas ficam se passar disso.
Quando parar de fazer exercícios
Os principais sinais de que é melhor dar um tempo na atividade físico são:
Sangramento vaginal
Dor abdominal
Contrações regulares e doloridas
Perda de líquido amniótico
Falta de ar
Tontura
Dor de cabeça
Dor no peito (não no seio, no peito!)
Fraqueza muscular que perturba o equilíbrio
Dor ou inchaço nas pernas.
Exercícios depois do parto
A mamãe pode e deve fazer exercícios depois do parto. Deve-se começar de maneira gradual dependendo do tipo de parto e das complicações que houveram no parto. O exercício físico não afeta a produção de leite, nem pra mais e nem pra menos. Mas é interessante amamentar ou esvaziar as mamas antes dos exercícios para não ficar incomodando.
O exercício físico não afeta a produção de leite.
Não pode esquecer de ter uma hidratação adequada!
Dicionário de termos médicos
Puerpério → período de recuperação depois do parto; pode ser dividido em puerpério precoce e tardio.
Restrição de Crescimento Fetal (RCF) → quando o peso estimado do bebê está abaixo do percentil 10.
Períneo → conjunto de músculos que fica na nossa pelve, entre as pernas, e por onde o bebê deve passar para nascer no parto vaginal.
Senti muita falta de alguma atividade durante gestacao.... acho que faz toda a diferença, mas.por.motivos de força maior me.mantive em repouso absoluto a maior parte dela. Mas como nada é por acaso, está tudo dando certo apesar do sedentarismo extremo. Explanar todos os benefícios do exercício faz com que quem leia, mesmo.nao sendo adepta, comece a fazer algo para seu próprio bem estar e pelo do bebê. Parabéns pelo texto e obrigada pelo tempo dedicado às mãezinhas necessitadas de atenção e informação.